segunda-feira, 10 de maio de 2010


Adelmo e Sagaz apresentam…




Após alguns anos de planejamento por parte de Adelmo Junior, residente na Califórnia, e do intercâmbio com o profissional de Belém, Augusto Formiga, que também já morou na Califa, veio ao Pará um grupo de skaters de renome mundial, acompanhados de um fotógrafo e de um videomaker, ambos da revista norte-americana Skateboarder, exclusivamente para conhecer e documentar a Amazônia brasileira.

O grupo era constituído por oito norte-americanos, entre californianos e novaiorquinos, acompanhados de dois brasileiros - o idealizador da viagem,Adelmo Junior e Vitor Sagaz, que viria juntar-se a eles um dia depois.

Os gringos vieram aqui pra estes lados do Brasil com objetivo de coletar imagens não só para a revista Skateboarder, mas também para as suas respectivas marcas que os patrocinam e que também estavam investindo no projeto, de uma forma ou de outra, como a I-Path, Converse, Diamond, LRG, Viva, Alien Workshop, Chocolate, XXL, entre outras.

O interesse primordial dos caras era fazer imagens nas ruas, tanto que foram ao skatepark da cidade só para olhar e conhecer. Tinham sede de street, e de descobrir junto com os locais os picos mais inusitados da área. Não pararam de andar um dia sequer, desde que chegaram no aerporto, e olha que estamos em época de chuva (alguns deles andaram até debaixo dela)!

O segundo interesse deles era de registrar o que pudessem da cultura, da natureza e das pessoas da região amazônica. Tanto que foram em diversos locais históricos e feiras livres como a de São-Brás e a do Ver-o-Peso, comeram bastante comidas típicas, foram no igarapé do Utinga (grande braço de rio que fornece água potável para a cidade), tomaram banho nas águas nativas aonde é proibido, pois é reserva ambiental.

No final de tudo, quando acabaram-se os sete dias de estada em Belém, depois de muitas sessions, resolveram embarcar rio acima e vivenciar uma experiência para poucos: adentrar o coração da amazônia fluvial, indo de Belém até Santarém numa distância de três dias, registrar skate e natureza em Santarém, e depois continuar subindo pelo rio para Manaus, numa viagem de mais quatro dias de barco. Ao chegar no destino final, seriam guiados por Vitor Sagaz, que acabara de voltar da Califórnia, mas é local manauara.

É isso aí, amigos skaters... não sei ao certo aonde esta trupe de loucos deve estar a essas alturas, mas uma coisa eu sei: tomaram uma atitude pioneira que até mesmo muitos brasileiros não têm coragem, e o principal – “É a Amazônia na SKATEBOARDER MAGAZINE!!! Quem diria!”

Realização: Skateboarder Magazine
Suporte Local: Amazônia Radical Eventos
Skateboarders:
Adelmo Junior (BR)
Clint Petterson (EUA)
Jack Sabback (EUA)
Jake Jones (EUA)
Joe Pepper (EUA)
Kenny Anderson (EUA)
Raymond Mollinar (EUA)
Vitor Sagaz (BR)
Fotógrafo:
Johnatan Meh Ring (EUA)
Videomaker:
Josh Welsh (EUA)









Nenhum comentário:

Postar um comentário